terça-feira, 23 de novembro de 2010

Folclo-rindo



Carnaval.

               Foi em 2005. Fazíamos a cobertura jornalística para a TV Cabugi de um evento denominado de “Carnaval da Terceira Idade”. Embalados pelas marchinhas e frevos, senhores e senhoras recordavam aqueles tempos áureos, tempos em que a festa momesca não tinha o estigma maculador do Bonde do Tigrão, nem o galope devastador da Eguinha Pocotó.
Começamos as entrevistas e a primeira foi com uma senhora vestida de colombina, que já trazia no rosto as perversas marcas dos setenta.
E a pergunta foi:
____A senhora tem alguma boa lembrança do carnaval?
E a resposta:
____Ah meu filho! bom não é aqui! Bom vai ser lá na casa de comadre Bina, nós vamos todo mundo pra lá quando acabar aqui viu?

Vaquejada.

              Foi em Apodi. Um sujeito havia adentrado a festa sem que fosse pelo método convencional, aquele em que você dá um papelzinho e o carinha da portaria deixa você passar. Como ele conseguiu entrar eu não sei, o certo é que ele estava clandestino no ambiente. Foi descoberto pelos seguranças, detido e levado à presença do dono do parque, S. Milton, cabra de poucas palavras e muita ação. Esse homem agarrou o penetra pelo colarinho e fez rebolo dele pra fora. O camarada caiu nos pés do povo que fazia fila pra entrar e pra disfarçar a vergonha, bateu a poeira e disse:
____Esse seu Milton tem umas brincadeiras chocas!!!

Paixão de Cristo.

              Foi em Areia Branca. Era uma apresentação teatral da morte de Jesus e os atores eram homens da cidade: pescadores, estivadores, práticos, trabalhadores de salinas e mulheres do lar. O indivíduo que interpretava o papel de Barrabás, uma figura que mais parecia ter saído de um filme de duendes e feiticeiras, mais feio que pancada na canela, já estava meio grogue, pra lá de GABIDÁ, como dizia meu amigo Guiné, em profundo estado de torpor, ou seja, ligeiramente embriagadíssimo.
             O repórter Fabiano Morais perguntou a Barrabás:
___O que representa pra você interpretar o papel de um criminoso que foi libertado em detrimento da condenação e morte de Jesus Cristo?
Ele respondeu:
___É massa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário