quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Artigo

Luiz Inácio falou...
Marcos Bezerra, do Novo Jornal

“É mais fácil falar numa câmera de televisão com teleprompter escrito, tudo fácil. Outra coisa é meter o pé no barro, é conversar com o povo na periferia, é aguentar a Câmara de Vereadores”... E ninguém deu ouvidos.
O presidente foi tratado como intruso em terras potiguares e o discurso, proferido na Zona Norte de Natal, no já distante ano de 2008, virou munição a favor da então candidata Micarla de Sousa. Vitória consagradora no primeiro turno e, mesmo sem ter se negado a meter o pé no barro da periferia, nem fugido do contato com o povo, pelo menos enquanto ainda tinha popularidade para isso, temos uma administração que nem mesmo os mais ferrenhos adversários da pevista sonhavam.
Deixe fora os planos de cargos e salários dos servidores publicos e me aponte qualquer coisa de proveito que a atual administração de Natal tenha feito! Faltando menos de um ano para concluir o seu mandato, Micarla de Sousa corre o risco de não deixar sua marca em nenhum canto da cidade; o pior dos mundos para um político. Nem mesmo no que parecia fácil, com dinheiro federal assegurado, a gestão verde, inovadora no dizer da propaganda oficial, conseguiu andar. As obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014, ao que parece, vão continuar no papel. Com elas, não é segredo, contava a prefeita para alavancar o projeto de reeleição. Mas, cadê competência para tocar os projetos?
O Governo do Estado, claudicante no início, pegou ritmo e garante ter pelo menos 30 dias de dianteira no cronograma de obras da Arena das Dunas, apesar das críticas recentes do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. Na verdade, ficou pouco claro se o chato de plantão se referia às obras de mobilidade. Possivelmente falava do conjunto e o lado capenga puxa para trás o que aprendeu a andar. Do Centro Administrativo já saiu mais de um recado, através de aliados políticos de peso, para o Município abrir mão da administração das obras de mobilidade. Li em algum lugar – a internet é farta de versões – que a resposta da prefeita foi oferecer ajuda ao Governo, depois que este andou se enrrascando com o SIAFI. Para completar este cenário surreal, um dirigente do Partido Verde dá entrevista reclamando da manipulação da opinião pública contra a gestão da Borboleta.
Como os números são difíceis de divisar, para quem está mais preocupado com o volante, não me animo a checar a data diariamente. Sei que faltam oitocentos e tantos dias para a Copa do Mundo de 2014. O tal relógio, no canteiro do viaduto de Ponta Negra, é hoje a maior contribuição do Município para a Copa. Tem outra: o boneco gigante, logo ao lado, segurando uma bola e lembrando que se a Copa é para o mundo, as obras de mobilidade são para Natal... Luiz Inácio avisou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário