quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Palavra por palavra


Penso, logo existo

Marcos Bezerra, do Novo Jornal


Tuitei ontem a hashtag: #MexeuComlulaMe-xeuComigo. E foi a primeira vez que aderi ao tal #. O pessoal dos blogs sujos estava tentando fazê-la chegar ao trending toppings do Brasil, mas o que me moveu mesmo foi a constatação de que quando mexem com Lula, realmente mexem comigo – e com todas as pessoas que levantam a voz para defendê-lo.
Alguma dúvida? Você não questionou o primeiro petista, militante ou simpatizante, que encontrou pela frente quando foi deflagrada a Operação Porto Seguro? E não repetiu a dose com o vazamento de um novo depoimento de Marcos Valério à Procuradoria Geral da República?
Claro que, se suas ideias estão à esquerda como as deste escritor de 90 linhas por semana, é você o inquirido.
Cadê que perguntam do evento que o Instituto Lula promoveu em Paris com a Fundação Jean Jaurès, do Partido Socialista francês. Desse encontro saiu um manifesto que Luis Nassif, uma de minhas leituras preferidas, considerou como “O anti-consenso de Washington”, onde “convocam-se instituições, fundações e demais entidades ligadas à socialdemocracia para definir um novo modelo de governança global, baseado na experiência brasileira pós-crise de 2008”. O Brasil servindo de modelo para governos progressistas e nenhuma linha em nossos jornais, cujos repórteres estavam mais interessados em fustigar o ex-presidente sobre o que Valério requentou.
Sobre o Prêmio Internacional recebido na Espanha pelos resultados conquistados em seu governo no combate à pobreza e à desigualdade vencendo, por unanimidade, 177 candidatos de 57 países, igualmente nenhum destaque. Só ataques.
Até Carlinhos Cachoeira já percebeu como ganhar o apoio da mídia nativa. O contraventor andou prometendo virar o “Garganta Profunda” do PT, numa referência ao delator do caso Watergate, que provou a renúncia do presidente americano Richard Nixon. Os colunistas, que em nenhum momento parecem ter estranhado o fato de um mesmo juiz ter concedido dois habeas corpus ao “empresário”, estão esfregando as mãos. Alguém tem dúvida que tudo o que Cachoeira disser vai ser tomado como verdade absoluta?
Dizem que a ofensiva só termina com o fim do mito do metalúrgico que virou presidente. Tá difícil. A maior aliada dele acaba de receber 78% de aprovação popular em pesquisa CNI/Ibope. Ela também deve ter tuitado a hashtag de Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário